An independent dream

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Quanto tempo.

Quanto tempo demorei para iniciar uma vida de blogueira.
Quanto tempo que estudo música e toco piano - é fato. Tanta coisa, tanta correria que meu velho amigo branco-e-preto sente saudade de mim, mas estou lá do lado dele, mesmo sem tocá-lo.
Quanto tempo resta?
Quanto tempo?




Não apenas um post de abertura. Quero um post pra falar de coisas boas! De coisas, assuntos, músicas e tal.



É, "também não sei ao certo o que vou falar aqui", mas vou falar alguma coisa. Sejaláoquefor.



Escolhi, em tédio da tarde, o filme Once (Apenas Uma Vez, no Brasil) para dar uns pitaquinhos ou fazer comentários românticos a respeito. Filmado em 17 dias e com apenas três câmeras, ganhou um Oscar de melhor música original, Falling Slowly.


Na minha mania de pirata, baixei esse filme na expectativa do Oscar e por algumas recomendações, também. Onda de universitário, filme independente que quase-ninguém-ouviu-falar (porém, você blogueiro, você jovem antenado, já deve ter lido a respeito em blogs de cinema por aí), de um país longínqüo, com música boa e simples. Assisti.



O filme é , por vezes, monótono para quem não curte "emoções tranquilas" ou um desenvolvimento mais lento. Porém, traz toda uma mensagem de amor e esperança em sua montagem. Se passa na capital da Irlanda, Dublin e conta a história de um inseguro músico que toca suas próprias composições nas ruas da cidade, para garantir uns trocados. Músicas que refletem sua angústia e tristeza pelo abandono de um amor antigo. Certo dia, ele conhece uma jovem vendedora de rosas e, dali, surge uma improvável amizade.

É numa loja de instrumentos musicais que uma das melhores cenas do filme acontece (a jovem é, além de mãe, pianista nas horas vagas..). A música "Falling Slowly" é executada pelos dois e pela letra, já é possível saber um pouco do que vai acontecer. Os dois iniciam uma jornada de gravações musicais, composições e novas experiências que envolvem os personagens - e o público. Ele, que antes era inseguro e achava que suas músicas não "vingariam", encontrou uma oportunidade para mostrar seu talento além das ruas.

Chega do filme, vamos à música. Recheado de composições que definem bem o que é independente, Once agrada a quem gosta da formação bateria-baixo-guitarratranqüila-tecladonamedida-violão. Quem gosta de um John Mayer e afins, é algo parecido. Vale a pena baixar o Soundtrack.


[Eu, em particular, ADORO esse estilo. Piano e violão? Que mais eu quero na vida? Um dia ainda terei a minha banda].


Citando o blog Spoiler, "É um filme bastante original, quase um álbum visual, mas com uma história de amor realista e moderna em seu íntimo. Em APENAS UMA VEZ, uma canção de três minutos vale dez páginas de diálogo. Claro que não quero dizer que não há uma estrutura de três atos na história; é apenas um pouco mais torcido do que no filme comum – e as canções por si só são a chave para descobri-la".


Não vou falar mais nada além das quase lágrimas no fim do filme - tá, sou daquelas que chora às vezes. . Para mim, pareceu um sonho que qualquer um poderia ter com um desconhecido. Eu recomendo, do alto da minha "santa insignificância e incompetência".

Até!


4 tecladinhos:

Darshany L. disse...

Monis!
Que lindo o nome do seu blog, tão sua cara, um dia quero te ver tocar eeeeee
hihihi

vou linkar também;

e ah, sou doida para ver esse filme, mas tá tenso! minha listas de filmes só aumenta.....
=(

beijos beijos!

Bruno Salim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno Salim disse...

Como falaram aí em cima o Blog tá a sua cara mesmo, é o nome foi Genial. Gostei dos toques que você falou... eu já tinha visto o filme, e não sabia desses detalhes da gravação e tal... nem apreciei muito esse humor sutil, mas agora vo ver mais uma vez e com outros olhos xD

Tá massa o teu blog!
Bjs!

Fiorella Gomes disse...

ameiiiiiiiiiiiii
\o/
lindo blog..
lindo post!
e finalmente te add amiga!

aiiiiiiiiiiin
olha, fico mto feliz em saber que posso contar com uma amiga tao linda e gente fina como vc monis!

sempre que precisar estarei aqui viu?
=** minha querida!